Cadastrar
Esqueceu sua senha?

Insira seu CPF para recuperá-la

Verifique seu e-mail!

.

Caso não consiga, ligue para 0800 940 7172

Perguntas Frequentes

Consulte as perguntas abaixo e conheça a resposta certa para cada uma de suas dúvidas.

Perguntas frequentes

1) O que é Educação a Distância?

Educação a Distância é uma modalidade de ensino-aprendizagem no qual
o aluno e o tutor estão separados fisicamente, mas interagem online. Nela, o
participante escolhe o local e o melhor horário para estudar, o que dá maior
independência e autonomia ao aluno.

2) Quais são os requisitos técnicos para realizar os cursos do portal?

Para acompanhar e conseguir bons resultados nos cursos, você precisa ter:
– Computador com acesso à Internet (recomendado banda larga);
– Navegador Google Chrome ou Firefox 3.x (ou superiores);
– Cookies liberados no navegador;
– Plug-in do Flash 10 (ou superior) instalado;
– Java script liberado no navegador;
– Caixa de som (para ouvir os áudios em certas partes do conteúdo);
– Configuração mínima necessária do monitor de 1024 x 768.

3) Como realizar um cadastro no portal SENAR Mato Grosso do Sul?

Para realizar o cadastro, basta seguir os seguintes passos:
1º Passo: Clique em “Cadastrar”;
2º Passo: Preencha todos os campos do cadastro e clique em “Concluir Cadastro”.

4) Já possuo cadastro no portal, como posso realizar a matrícula?

Para realizar a sua matrícula, basta seguir os passos abaixo:
1º Passo: Digite seus dados de acesso (CPF e senha);
2º Passo: Clique no menu “Cursos”;
3º Passo: Selecione o programa e o curso de interesse;
4º Passo: Clique no botão “Quero me matricular”;
5º Passo: Confirme a sua matrícula.

5) Por que preciso informar o meu CPF no momento do cadastro?

O CPF é obrigatório para sua identificação e realização do cadastro. Este será o seu login para acesso ao Ambiente de Estudos. Além disso, o seu CPF também constará no certificado de participação.

6) Para quem são destinados e qual a idade mínima para a realização dos cursos?

Os cursos do Portal são destinados às pessoas do meio rural, residentes no estado do Mato Grosso do Sul. As matrículas nos cursos online são limitadas a pessoas com idade igual ou superior a 16 anos.

7) Como funcionam os cursos?

Os cursos na modalidade a distância oferecidos pelo Portal EaD SENAR Mato Grosso do Sul não exigem acesso todos os dias nem em horários específicos!
A plataforma de ensino fica disponível durante as 24 horas e, durante o período do curso, é o aluno quem escolhe o melhor momento para acessar, iniciar ou dar continuidade aos seus estudos.
Vale ressaltar que as aulas não ocorrem em momento real.
O conteúdo estará disponível a partir da data de início da turma e irá fluir de acordo com a sua progressão no curso.
Outro ponto importante sobre o funcionamento dos cursos do portal é o curso “Conheça o SENAR MS – Eixo Mobilizador”. Trata-se de um curso de apresentação do SENAR com validade de 180 dias e deve, obrigatoriamente, ser realizado e concluído dentro da sua validade para que os certificados dos cursos realizados posteriormente sejam liberados.

8) Os cursos oferecem certificado?

Sim. Todos os cursos do EaD SENAR Mato Grosso do Sul oferecem certificado de conclusão.
Para receber o certificado o aluno deve:
• Passar por todo o conteúdo, realizar todas as Atividades de Aprendizagem e responder à Pesquisa de Satisfação (apresentada no término do curso);
• Ter realizado o curso “Conheça o SENAR MS – Eixo Mobilizador” e concluído dentro da validade de 180 dias;
O “Conheça o SENAR MS – Eixo Mobilizador” trata-se de um curso breve de apresentação e deve ser realizado periodicamente. Caso o aluno não tenha este curso concluído, ou esteja fora do seu prazo de validade, no momento em que tentar baixar o seu certificado, será direcionado para a página de matrícula para refazê-lo.

9) Como faço para obter meu certificado?

Após a conclusão dos cursos, o aluno deve realizar o seguinte processo:
1º Passo: Digite seus dados de acesso (CPF e senha);
2º Passo: Clique no menu “Meu Perfil”;
3º Passo: Clique na aba “Meus cursos”;
4º Passo: Clique no botão “Certificado”, que fica ao lado do nome do curso e o download iniciará automaticamente.
Importante: Os certificados não são encaminhados pelo Correio e devem ser baixados pelo aluno por meio de um computador. Uma vez realizado o curso, seu certificado ficará armazenado no Portal para download sempre que desejar, desde que o curso “Conheça o SENAR MS – Eixo Mobilizador” esteja concluído dentro do prazo de validade de 180 dias.

10) Como recuperar a minha senha?

Para recuperar a sua senha, siga os passos:
1º Passo: Clique no menu “Acessar”;
2º Passo: Clique no link “Esqueci minha senha”, logo abaixo dos campos CPF e Senha, na página inicial do portal;
3º Passo: Digite o número do seu CPF;
Você receberá um e-mail com um link para mudança da sua senha.
3º Passo: Clique no link recebido em seu e-mail;
Você receberá outro e-mail com sua nova senha.

11) Não consigo recuperar a minha senha. O que devo fazer?

Caso não esteja conseguindo recuperar a senha através do link “Esqueci minha senha”, entre em contato pelo “Fale Conosco” no Portal EaD SENAR MS, ou ligue grátis para 0800 740 7172 (de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, no horário de Brasília).

12) Como alterar a minha senha?

Para alterar a sua senha, siga os passos:
1º Passo: Digite seus dados de acesso (CPF e senha);
2º Passo: Clique no menu “Meu Perfil” e “Editar Cadastro”;
3º Passo: Edite os campos “Senha” e “Repetir Senha”;
4º Passo: Clique no botão “Salvar alterações”.

13) Como editar meus dados?

Para realizar a alteração dos seus dados, siga os passos:
1º Passo: Digite seus dados de acesso (CPF e senha);
2º Passo: Clique no menu “Meu Perfil> Editar Cadastro”;
3º Passo: Edite o campo que desejar;
4º Passo: Clique no botão “Salvar alterações”.

14)Quais cursos estão disponíveis no portal SENAR Mato Grosso do Sul?

Atualmente o Portal conta com 11 cursos, em diferentes áreas de conhecimento que estão distribuídos entre 3 Programas. Para conhecê-los, você pode acessar a aba “Cursos”.

15) Quantos cursos posso realizar? Posso realizar mais de um curso ao mesmo tempo?

Você pode fazer todos cursos do portal SENAR Mato Grosso do Sul, desde que atenda aos requisitos exigidos para a matrícula e realize um de cada vez.
O Portal não permite matrículas simultâneas, então você deve finalizar um curso primeiro para se matricular em outro depois.

16) Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos oferecidos pelo Portal são cursos livres, de formação inicial e continuada. O reconhecimento de cursos por órgãos educacionais e pelo MEC acontece apenas para cursos de educação formal, como por exemplo, cursos técnicos de nível médio e cursos de educação superior, que conferem grau ao aluno ao final dos estudos.
No caso dos nossos cursos, o aluno concluinte terá um certificado de participação, mas não será habilitado a nenhum exercício profissional específico. Desta forma, não há necessidade de algum tipo de reconhecimento ou credenciamento pelo Ministério da Educação.

17) Como faço para acessar o curso no qual realizei a minha matrícula?

Para acessar o ambiente do curso, siga os passos abaixo:
1º Passo: Na página inicial do site, digite seu CPF e senha ;
2º Passo: Clique no tópico “Ambiente de Estudos”;
3º Passo: Clique no menu “Conteúdo”.

18) Como funciona o atendimento pelo telefone 0800?

O atendimento pelo 0800 do portal SENAR Mato Grosso do Sul funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, no horário de Brasília. O atendimento por este telefone é totalmente gratuito.

19) Enviei uma mensagem pelo Fale Conosco. Quando receberei uma resposta?

As dúvidas são respondidas em até 24 horas úteis.

20) Os cursos do portal SENAR Mato Grosso do Sul têm algum custo?

Os cursos do portal SENAR Mato Grosso do Sul são totalmente gratuitos.

21) Se eu me matricular em um dos cursos, contarei com a ajuda de algum profissional na realização dos meus estudos?

Você contará com o apoio de profissionais altamente qualificados que farão o possível para ajudá-lo durante seu curso. A seguir, saiba quem são os seus parceiros nessa aventura pelo conhecimento:
Tutor: é o responsável pelo acompanhamento do seu processo de aprendizagem. Ele vai orientar e tirar todas as suas dúvidas relacionadas ao conteúdo do curso.
Monitor: é o responsável pelo acompanhamento do seu estudo no ambiente do curso. Ele está preparado para resolver dúvidas de ordem administrativa, metodológica ou relacionadas ao uso das ferramentas do Ambiente de Estudos.

22) Pessoas com pouca familiaridade com o uso do computador podem participar dos cursos?

Sim. O ambiente virtual de estudo é simples e de fácil manuseio para os alunos.

23) Posso utilizar as horas dos cursos realizados no portal SENAR Mato Grosso do Sul para validar horas extracurriculares na minha instituição de ensino?

Os cursos oferecidos são de capacitação. Todos os certificados possuem uma assinatura digital, ou seja, um código de segurança que torna possível a verificação da autenticidade do certificado. Se você deseja validar horas em alguma instituição, o ideal é que verifique junto à direção pedagógica se esta forma de certificação é aceita.

24) Quero refazer um curso que já conclui. É possível?

Será possível realizar mais de uma vez o mesmo curso somente se este passar por atualização no conteúdo.

25) Caso eu não conclua o curso, serei penalizado por isso?

Caso você não se torne concluinte, para efetuar uma nova matrícula no mesmo curso será preciso aguardar um prazo de 45 dias, contados a partir da data de término da turma. Porém, para matrículas nos demais cursos do Portal não há essa regra.

26) Me matriculei no curso errado, posso trocar?

O Portal não permite a troca de curso, mas caso desejar e tiver disponibilidade, a partir da data de início da turma você poderá escolher em quantos dias deseja concluir seus estudos. Desta forma, logo após a conclusão, seu usuário ficará disponível para realizar uma nova matrícula, não sendo necessário aguardar até a data de término da turma.

27) Posso solicitar a desistência do curso? Em caso positivo, serei penalizado por isso?

Sim, você pode solicitar a desistência do curso a qualquer momento por meio de um de nossos canais de atendimento. No entanto, neste caso, para efetuar uma nova matrícula no Portal será preciso aguardar até a data de término da turma em que foi realizada a desistência.

28) Gostaria de acessar o Ambiente de Estudos de uma turma já finalizada para realizar o download do material. É possível?

Após a data de encerramento da turma, o acesso ao Ambiente de Estudos não estará mais disponível. Porém, podemos fornecer o material em formato pdf para alunos concluintes do curso. Sendo assim, nos envie uma mensagem através do Fale Conosco do Portal solicitando o envio dos materiais desejados.

29) Como faço para baixar as videoaulas disponíveis no Ambiente de Estudos?

Por motivo de direitos autorais dos palestrantes, não é possível realizar o download das videoaulas. A visualização será permitida somente durante o período de vigência da turma, no Ambiente de Estudos.